Partido-Alto: Mr. Cavaco ultrapassa a marca de 351 mil exibições apenas nesta batida!


Mr. Cavaco homenageia este importante gênero do Samba, ensinando passo-a-passo a batida do famoso "Partido-Alto". Aprenda esta batida sem dificuldades! Clique na imagem do vídeo abaixo:

Sobre o Partido-Alto

Samba de partido-alto, partido-alto ou simplesmente partido, é um sub-gênero do samba, surgido na década de 1930 nos terreiros (atuais quadras) das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro.

O que hoje se conhece como partido-alto é uma modalidade de cantoria. E cantoria é a arte de criar versos, em geral de improviso, e cantá-los sobre uma linha melódica preexistente ou também improvisada, praticada, em diversas modalidades, por poetas cantadores populares, em todo o Brasil.

Improvisação repentina,muito tocado e aplaudido em bares e botecos, cantada em feitio de contenda, numa espécie de duelo verbal, como outras modalidades de cantoria, o partido-alto tem a distingui-lo a circunstância de que se realiza e completa na roda do samba, e sempre de forma bem-humorada e brincalhona.

A tradição se mantém com alguns sambistas absorvidos pela indústria fonográfica, como Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Arlindo Cruz, ou por compositores como Nei Lopes, que constroem sambas a partir de um solo em forma de chamada e resposta e remetendo, na letra, ao tema proposto no refrão ou na "primeira" (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).


Aproveite esta aula de batidas do Mr. Cavaco e faça parte da elite do Samba.

Nenhum comentário: