Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 10 - Tocando um Samba




Chegou o grande momento! Toque um Samba do Bom...

Aplique todo o conhecimento adquirido nas 9 lições anteriores do Curso Lições Preliminares de Cavaquinho e toque esta grande pérola do Samba "SPC - Zeca Pagodinho".

Tente executar as notas e os acordes da maneira mais agradável e limpa possível. Se tiver alguma dificuldade para entender, reveja as aulas anteriores e aplique o conhecimento correspondente.

Não é tão difícil assim, com um pouquinho de treino agente chega lá, e o resultado...grandes momentos de alegria e descontração ao lado deste fantástico intrumento, o Cavaquinho!!!

Boa Sorte, Bons Estudos e até a próxima!

Arthur Jr.
Mr. Cavaco

Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 09 - Batidas


Neste vídeo, surge uma grande oportunidade para entender e se aperfeiçoar nas famosas batidas do Cavaquinho.
Entenda a divisão e aprimore a sua percepção nas batidas.
Acompanhe este video com o Mr. Cavaco e desenvolva a sua batida


Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 08 - Estudo dos Acordes


Aprenda as principais regras e os fundamentos de criação dos acordes.

Com este conhecimento é possível entender os vários modelos de acordes e saber distinguir as características básicas de cada um.

Aos poucos, você poderá criar os seus próprios acordes. Neste momento, entramos no campo da Harmonia Funcional, esta, irá ser parceira em toda a sua caminhada como músico cavaquinista.

Não perca tempo, confira as dicas do Mr. Cavaco e entenda como tocar os acordes que compõe os arranjos das suas músicas preferidas.


Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 07 - Postura e Exercícios

Postura adequada e a prática de exercícios de fortalecimento e coordenação, são requisitos essenciais para um bom desenvolvimento no Cavaquinho.

Estes alementos aprimoram bastante a técnica na hora da execução, sobretudo dos solinhos, ou mesmo das grandes obras clássicas da Chorinho.

Neste prisma, o Mr. Cavaco, no vídeo abaixo, demonstra alguns exercícios para auxílio e prática constante.

Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 06 - Palhetas



Mr. Cavaco, neste vídeo comenta sobre os tipos de palhetas e demonstra algumas técnicas.

É sempre importante tocar com uma palheta adequada a sua técnica e a sua maneira de tocar. Existem diversas marcas no mercado a sua escolha: duras, médias, moles, lisas, etc..

Confira as dicas no vídeo abaixo, escolha o seu modelo e aprenda algumas técnicas de palhetadas com o Mr. Cavaco.

Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 05 - Afinação


Toque afinado...Sempre!!!

Neste vídeo, o Mr. Cavaco comenta e demosntra um método prático para afinar o Cavaquinho, por meio da comparação de sons entre as cordas.

Lembrando que a Afinação usada é a denominada "Afinação Tradicional", qual seja: D - B - G - D.

Com este método é possível deixar o Cavaquinho com a afinação adequada. Toque sempre afinado para facilitar na hora de executar as músicas e principalmente para não criar vícios na audição.

Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 04 - Notas no Braço do Cavaquinho


Nada mais justo que conhecer o braço do instrumento para ter dominio das notas e da técnica!
Assim sendo, na vídeo aula abaixo, o Mr. Cavaco faz uma abordagem dinâmica das posições das notas e da extensão do Cavaco. Uma grande oportunidade para adquirir este conhecimento essencial para se desenvolver na música e nas nuances do Cavaquinho.
Acompanhe a aula no vídeo abaixo e tire as suas dúvidas:


Curso Lições Preliminares de Cavaquinho: Lição 03 - Noções de Música



A música é uma forma de arte que constitui-se basicamente em combinar sons e silêncio seguindo ou não uma pré-organização ao londo do tempo.

Teoria Musical ou Teoria da Música é o nome dado a qualquer sistema ou conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música.

Elementos básicos da música: Melodia, Harmonia e Ritmo.

Melodia - é a sucessão rítmica de sons musicais, de forma suave e agradável; diz-se também de uma peça musical suave, para apenas uma voz ou para um coro uníssono.

Harmonia - é a arte de criar e relacionar acordes (qualquer combinação de duas ou mais notas musicais, que soam simultaneamente.

Ritmo - é o agrupamento dos diversos valores de tempo durante um período musical, havendo uma harmoniosa correlação das partes.

Notação musical - é o nome genérico de qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador.

Curso Noções Preliminares de Cavaquinho: Lição 02 - Conhecendo o Cavaquinho



Nesta lição, conhecemos um pouco das partes do Cavaquinho. Uma grande oportunidade para se familiarizar com o instrumento e perceber as suas dimensões, visando uma postura confortável para tocar.

Curso Noções Preliminares de Cavaquinho: Lição 01 - Introdução ao Cavaquinho



Nesta lição, observamos algumas características fundamentais do Cavaquinho.

O Cavaquinho, braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga é um instrumento cordofone que soa por dedilhado, menor que a viola, de grande popularidade como acompanhador e mesmo solista nos mais variados estilos musicais como: samba, pagode, choro, ciranda...etc

Dividido básicamente em 17 trastos; tem 4 cordas de tripa ou de metal, afinadas normalmente em RÉ - SI - SOL - RÉ (Afinação Tradicional) e mais raramente em MI - SI - SOL - RÉ (Afinação Natural).

O efeito do Cavaquinho assemelha-se ao do bandolim ou da bandurrilha. Sonoridade peculiar e distinta, tornando-se presença garantida nos arranjos de todas as minifestações do Samba&Choro e em outro estilos no Brasil, em Portugal e pelo mundo afora.

Assista abaixo, a vídeo-aula com explicações e demonstrações do tema abordado na lição.

Curso Noções Preliminares de Cavaquinho


Este pequeno curso tem o propósito de ser um guia de apresentação da arte de tocar Cavaquinho.
Atendendo a milhares de pedidos de amigos que acompanham o meu trabalho, resolvi inovar nos vídeos, fazendo um apanhado das noções fundamentais, para auxiliar quem deseja entrar no fantástico mundo do Cavaquinho
Dividido em 10 lições, o curso revela valiosas dicas para superar as dificuldades no aprendizado da técnica, sobretudo no início da caminhada rumo as melodias, acordes e as diversas batidas do Cavaquinho.

Bons estudos!

Abaixo, assista a vídeo aula com o tema da lição abordada.